sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

PARA REFLETIR

NEONAZISTAS DESFILAM NA ALEMANHA E ULTRAJAM O MUNDO COM A SUA SIMPLES PRESENÇA



Cerca de 6.000 neonazistas desfilaram neste sábado (14) em Dresde, no leste da Alemanha, em memória às vítimas dos bombardeios aliados de 1945, na Segunda Guerra Mundial. Em Budapeste, capital da Hungria, cerca de 2000 neonazistas celebraram o chamado "Dia da honra", quando as tropas alemãs e húngaras tentaram romper as linhas da capital húngara, sitiada pelo exército soviético.

Na cidade alemã, um grupo de contramanifestantes, formado por representantes religiosos, partidos políticos, sindicalistas e cidadãos, conseguiu reunir 11.000 pessoas. A manifestação anual de 14 de fevereiro em Dresde é uma das que mais atrai militantes neonazistas alemães para sua tradicional "marcha fúnebre" em memória das 25.000 vítimas civis dos bombardeios aliados contra essa cidade, em 13 e 14 de fevereiro de 1945, no final da Segunda Guerra Mundial.

Já em Budapeste, os neonazistas conseguiram reunir mais manifestantes do que de costume. Em geral, as manifestações em 14 de fevereiro costumam juntar centenas de pessoas, mas as idéias de extrema direita têm ganhado força na Hungria desde que a crise financeira global estourou.




Fontes: G1
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário: