terça-feira, 31 de março de 2009

SOBRE SHOFAR

TIPOS DE TOQUES

Como Tocar o Shofar ?

Para que o som do shofar possa sair formoso e nítido, de forma que os toques possam ser identificados, é preciso uma Técnica bem Simples, Siga os Procedimento abaixo:

1 – Coloque o Bocal do Shofar na Boca de forma que não fique incomodo para segura-lo com as Duas Mãos.
2 – Após pôr o Bocal do Shofar na Boca “Inspire” pelas Narinas até que se sinta o Pulmão cheio de Ar.
3 – Após isso faça com que seu Lábios venha a Vibrar ao colocar o Ar para Fora (Lembre-se sempre mantenha o Bocal do Shofar encostado na Boca) ... Isso fará sair uma som semelhante esse .
4 – Agora ache uma forma de embocadura que fique melhor á você, para que o Som venha a Melhorar. Lembrando: Cada pessoa Desenvolve uma Forma de Tocar o Seu Shofar, isso é um pouco Relativo, nem todos tocam da mesma Forma ... explore todos os cantos de sua Boca até achar um modo que em que o Som saia Formoso.

Isso é um Processo que Necessita de Muito treino e controle para que saia os Tons desejados.

Os Toques e seus Significados:
Tekiáh
– Longo/Curto – Usado para Festas e para Adoração (Anuncia a Majestade do Senhor Rei de Israel, aquele que nós deu a promessa do Reino e sua recompensa aos Justos).
O Tekiáh também nós dá uma mensagem que relata o ensino bíblico da separação entre o Homem e seu criador. Recorda-nos no dia em que o homem pecou contra Elohim no Éden e ocorreu uma grande separação. Essa é a razão Dom som cumprido, é a grande separação entre Elohim e os Homens.


Shevarim
3 Toques Tekiáh – Usado para Anunciar a Entrada de um Rei e para Clamar ao povo Arrependimento e a Santidade, esse toque também expressa o gozo interior em meio as aflições do mundo, certos de que finalmente o Reino dos céus será implantado em toda terra. Toda vez que o Shevarim é tocado, afirmamos nossa fé no retorno e na entrada do Rei Messias e sua recompensa aos Justos).


Teruah
1Tekiáh seguidos de 9 Stacato (Toque Breves) – Usado para Guerra e para Clamar ao Povo Arrependimento e Tristeza pelo Pecado em nossos Corações – Esse toque nos chama a despertar do sonho e a reflexão profunda de nossas vidas diante do Senhor. O Teruah e como uma voz que nós convida para analisarmos retrospectivamente e ver como estamos em nossa relação com Yeshua e com nosso Próximo. Esse toque também nós revela a dor imensa que sentiu Adonai quando o Homem pecou contra E’le. Os nove sons representam as Lagrimas do Eterno pelo Pecado no coração do povo.


Tekiáh Gedolah

1 Tekiáh Longo (O Grande Toque) – Usado para anunciar o Juízo de D’us e Simboliza também Alegria pois o Senhor Perdoou nossos pecados e por isso somos Livres Para Adora-lo !


Nota !!! Mais importante que os toques, seqüencias e informações que passamos no site, é você tocar o seu Shofar da maneira que o Espirito Santo ministrar em coração, ore e escute de D-us o que ele deseja receber, para que você possa corresponder com o que está no coração D´Ele !! Não se torne um religioso ao tocar o Shofar !!! E sim, seja um agente profético para o estabelecimento do Reino aqui na Terra !!!

Como Tirar o Cheiro ruim do Shofar e como conservá-lo.

1° - Sempre devemos lembrar que o Shofar é um instrumento orgânico, por isso não devemos colocar ou passar qualquer produto nele, por exemplo: sabão, alcool, vinagre, limão, água sanitária, produtos corrosivos e químicos em geral.
2° - Para que o Shofar fique limpo, hidratado e não rachar com o tempo, deve ser limpo por dentro somente com água morna, Óleo de amêndoas puro ou Azeite extra virgem. Fazendo essa limpeza uma vez ao mês, alem do shofar ficar cheiroso irá durar a vida toda.
3° - Jamais colocar dento do Shofar Óleo com essências aromáticas, porque na maioria das vezes, essas essências são misturas químicas, que podem danificar o shofar com o tempo, Por exemplo: alguns "óleos de unção" podem causar ressecamento no Shofar e isso causa rachaduras no futuro.
4° - Não deixar o Shofar em lugares fechados, úmidos ou quentes, exemplo: Guarda roupa, armário, maleiro etc, e se o Shofar costuma fica em bolsa (Bag ou Case), é importante que seja retirado, pois com o tempo o Shofar pode estragar ao ficar em lugar sem ar fresco.
É normal que depois de tocar o Shofar por algum tempo, ele fique com um cheiro ruim, pois o shofar acumula dentro de si nossa saliva, e isso faz com que o esse cheiro fique pior que o normal. Por isso ai vai uma Dica !! Um dia após fazer a limpeza no shofar com água morna e Óleo de Amendoas ou Azeite, coloque dentro do Shofar 2 colheres de "Talco de bebê", e espalhe bem, tire o excesso assoprando dentro do shofar, e pronto! além do shofar ficar com um cheiro agradável, o talco grudado em suas laterais internas irá absorver a saliva, não permitindo o cheiro ruim.

Nenhum comentário: